Introdução à Didática do Estudo do Meio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: EDB30005
Sigla: IDEM
Secção/Departamento: zCiência, Multiculturalidade e Desenvolvimento
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida
Corpo docente: Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida
José Abilio Baptista Antunes Gonçalves
Maria Leonor da Graça Saraiva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

As crianças estão constantemente a aprender coisas acerca do mundo em que vivem e possuem já algumas ideias bem firmes sobre o que as rodeia. Quando entram num contexto educativo formal, as ideias prévias que as crianças têm vão influenciar o modo como participam nas actividades educativas. Em muitos casos, a passagem de uma abordagem de senso comum e empírica para uma visão científica tem de ser uma das tarefas dos educadores.
Cabe aos educadores e professores estarem conscientes dessas ideias e experiências anteriores para poderem desenvolver os conceitos científicos, as capacidades, as atitudes e os valores dos alunos, atendendo às suas características psicológicas e sociológicas. É fundamental que estes educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é, também, um factor de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade.
A finalidade desta unidade curricular é proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico os conhecimentos fundamentais, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica das crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”. Optou-se por dividi-la em módulos destinados a introduzir os conhecimentos e as abordagens da didáctica das ciências da natureza e das ciências sociais aos futuros educadores e professores. Cada módulo é formado por duas Unidades temáticas ou programáticas que, em conjunto, vão contribuir para os fins que se propõem nesta UC.

Programa

Ver a Versão completa do Programa em "Conteúdos" ou no Moodle.


Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-23 às 20:49:56